quarta-feira, 11 de abril de 2007

Novos talentos em recital de piano

Por Paulo Bussad – 7º período de Jornalismo das FIPH/Itaperuna

Dedos cheios de vida, técnica fluente, versatilidade, precisão e musicalidade. Essas são algumas das várias características apresentadas pelos pianistas que se estudam no Conservatório de Música Santa Cecília, em Itaperuna. No último recital, João Elias Soares, de 17 anos, e Mariana dos Santos Bastos, de 20, mostraram que têm mesmo algo mais do que talento, quando interpretaram obras de grandes nomes da música clássica, como Beethovem, Listz, Piazzolla e Rachmaninoff.

O recital teve entrada franca e foi um verdadeiro deleite para os ouvidos.Recital – Mariana abriu o recital com a melancólica sonata Ao Luar op.27, nº02 de Beethoven. O público observava, com olhares atentos, a jovem executar a peça com extrema maestria e um senso melódico totalmente desconcertante.

“Ainda sinto o nervosismo de cada apresentação, mas, quando sento ao piano, deixo a música me levar”, disse a pianista.

João tocou a vigorosa e energética valsa Mefisto de Franz Liszt, segundo especialistas, uma música extremamente difícil de tocar. O rapaz causou surpresa no público pelo seu virtuosismo precoce, mostrando habilidade e domínio total do piano. “A técnica e o virtuosismo estão na mente e dedos. Já a interpretação é algo individual”, explicou.

Um dos pontos fortes do recital foi o duo de João e Mariana, que demonstraram entrosamento e alegria ao tocarem músicas do compositor russo Rachamaninoff e do argentino Astor Pizzola.Ao final, os pianistas fizeram uma suíte – conjunto de peças instrumentais dispostas a serem tocadas sem interrupções. O público pediu bis.

Sonhos – “Pretendo terminar os estudos em Itaperuna, cursar piano na UFRJ e seguir minha carreira” afirma João, que iniciou seus estudos de música aos 10 anos, tocando teclado em um projeto desenvolvido em seu colégio. Já Mariana, pensa em um caminho duplo.

“Quero conciliar as duas carreiras: a jurídica e de pianista” disse a moça, que já estuda Direito e faz estágio na Receita Federal. Mariana também começou a estudar música aos 10 anos e em 2006 concluiu – com louvor – o curso técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música.

A escola de música Santa Cecília fica na rua Major Porfírio Henriques, no centro. A Instituição oferece cursos de piano harmonia, morfologia-canto coral, flauta, teoria musical e mantém um convênio com o Conservatório Brasileiro de Música.

Nenhum comentário: