quarta-feira, 11 de abril de 2007

Muita diversão e gargalhada no XI Seminário de Comunicação

Por Malafaia Jhúnior - curso de Jornalismo - FAFIC/Campos

Alunos do Curso de Comunicação Social, do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), reuniram-se ontem no Sesc-Campos, para assistir à palestra do jornalista Maurício Menezes, um dos convidados a participar do XI Seminário de Comunicação, realizado pelo Uniflu.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre alunos, visitantes e professores. Durante a noite foram exibidos os resultados dos trabalhos produzidos pelos alunos nas oficinas de moda, fotografia e oratória, ministrados pelos professores da instituição. Para o mestre Andral Tavares, que ofereceu a oficina de oratória, o resultado foi positivo. “Gostei demais da oficina. Mostra que os alunos entenderam o objetivo do evento, que foi despertá-los para a criatividade que cada um possui”.

Depois de desfiles e música ao vivo, foi a vez da apresentação do radialista, apresentador e jornalista Maurício Menezes, que arrancou gargalhadas do público com causos da imprensa que fazem parte da peça “Plantão de Notícias”, que, há 17 anos nos palcos do Rio e de São Paulo, brinca com as gafes cometidas por jornalistas na imprensa nacional.

Para o aluno do 8º período de Jornalismo, Jonatan Fernandes a peça é “fundamental para desmistificar o estereótipo de que o jornalista é perfeito e não erra nunca”. Por onde passa, “Plantão de Notícias” é sinônimo de sucesso e recorde de público. Já foi exibida no “Programa do Jô”, e “Mais Você”, na Rede Globo de Televisão. Atualmente os causos são transmitidos pela rádio Tupi e exibidos em teatros e palestras.

Menezes, que já trabalhou na rádio Globo, Estadão e outros veículos, concorda que a peça é divertidíssima, mas, acrescenta que tem, também, teor educacional. “ ‘Plantão de Notícias’ é muito divertido e faz bastante sucesso. Fico feliz por isso. Não posso, contudo, deixar de dizer que o nosso objetivo é não-somente divertir, mas, também, servir de exemplo para que colegas não venham cometer erros bárbaros como os exibidos na peça”.

O professor e coordenador interino do curso de Comunicação Social, Orávio de Campos, destacou a importância da presença do jornalista no seminário. “Tivemos um encontro de jornalismo em Maceió, onde Maurício estava. Encontramos um espaço na agenda dele para que nos brindasse com os erros da imprensa. Ele fala dessa pressão dos jornalistas e faz com muito humor.”

O entusiasmo da platéia foi percebido por Menezes, que já cogita a possibilidade de exibir a peça na cidade campista. “Espero um dia poder trazê-la para uma temporada em Campos.” E, parece, espectadores é o que não vai faltar. Afinal de contas, quem não gosta de rir das gafes cometidas pelos super-heróis jornalistas?

Nenhum comentário: